Você já se perguntou quais são os riscos para o seu negócio, caso você passe a não emitir notas fiscais? É importante deixar claro que, em alguns casos, essa prática pode ser considerada crime de sonegação fiscal. Você certamente não quer ter essa dor de cabeça e, por isso, é aconselhável manter-se informado.
A emissão desse documento é uma segurança, tanto para você quanto para o cliente. Nele fica registrado que a sua empresa está operando corretamente e agindo dentro da legislação.
De acordo com a legislação (Lei 8137/1990), as empresas que deixam de emitir esse documento estão cometendo um ato de ilegalidade e, por isso, podem ter como penalidade multas que variam de 10% a 100% sobre o valor de cada NFe
Como consequência ainda mais grave, a reincidência de vendas de produtos ou serviços sem nota pode acarretar em pena de detenção ou reclusão dos responsáveis pela empresa, entre 6 meses a 2 anos, para quem não emitir nota fiscal.
Portanto, se você não emitir nota fiscal, gerar com um valor errado, ou omitir qualquer tipo de informação, você estará deixando de pagar um imposto. É importante salientar que a fiscalização pode ser feita em até 5 anos. Por isso, é muito importante que você armazene os arquivos XML caso a Receita Federal solicite.
Além de, se surgir a necessidade de fazer um empréstimo, seja para expandir ou melhorar o seu negócio ou evitar prejuízos, empresas que não emitem nota fiscal podem ter dificuldades em conseguir. Isso acontece, porque, ao não emitir notas fiscais, estará omitindo informações junto ao fisco. Assim, esses órgãos não sabem ao certo o valor em caixa que sua empresa realmente possui.
Outro ponto negativo é que a grande parte dos consumidores já sabe da desvantagem de adquirir mercadorias sem nota fiscal. Mais do que a perda de uma venda, não emitir nota fiscal pode gerar uma imagem negativa do seu negócio. Essa atitude pode comprometer suas relações com outras empresas, já que o nome da sua empresa ficará associado à má fé, resultando em prejuízos bem maiores.
Quais são os benefícios da emissão da nota fiscal?
A nota fiscal é um documento que comprova a legalidade das vendas de uma empresa perante ao Fisco, entidade da Secretaria da Fazenda responsável pelo monitoramento do pagamento de impostos. Além disso, a nota fiscal também contribui para manter uma boa reputação da sua empresa.
Veja as vantagens que esse serviço oferece para a sua empresa!
1- Estar de acordo com a lei
Com certeza, você que é empreendedor, quer ter noites tranquilas de sono e ter certeza que contribui para a economia do seu país, não é mesmo? Por isso, ao emitir corretamente as notas fiscais, você não corre o risco de ser acusado de sonegação de impostos.
2- Oferece credibilidade para a empresa no mercado.
Ao emitir a NF, a sua empresa aumenta a confiança entre seus clientes, pois por meio desse documento eles possuem uma garantia de que seus direitos serão preservados, especialmente em caso de troca de produto ou reembolso.
3- Melhoria na administração contábil
O processo de emissão e gestão das notas fiscais é feito totalmente em ambiente digital. Isso torna mais fácil a localização e conferência desses documentos e, consequentemente, melhora a administração do setor de contabilidade da empresa.
4- Melhoria no controle financeiro
Também configura entre as vantagens da NFe a possibilidade de visualizar com mais clareza as entradas e as saídas do caixa da empresa pelo sistema emissor das notas fiscais eletrônicas. Isso permite que seja feito um controle mais eficaz das finanças e a projeções mais assertivas.
5- Evita fraudes
Além de evitar fraudes internas, servindo como comprovação das transações na conciliação bancária, a automatização das notas fiscais também garante que as empresas não soneguem impostos junto aos órgãos fiscalizadores.
6- Reduz Custos
Com a nota fiscal eletrônica tem a redução do consumo de papel, com impacto direto ao meio ambiente. Evita gasto desnecessário com impressões e espaços para armazenamento, pois as Notas Fiscais Eletrônicas podem ser emitidas e armazenas digitalmente, em soluções de armazenamento em nuvem.
Bom, essas são as principais vantagens da NFe. Não deixe de emitir esse importante documento e mantenha-se sempre em dia com os órgãos de fiscalização. Afinal, como você viu, as notas fiscais eletrônicas vieram para facilitar a vida dos empreendedores.
1 Comment